O que é a Catarata?
Catarata é a perda da transparência da lente natural (cristalino) do olho, dificultando a chegada da luz à retina, onde se forma a imagem. A catarata é um processo natural de envelhecimento dos nossos olhos e, em um curso normal, está relacionada a idade. Também pode ser desencadeada por quadros menos comuns, como trauma, diabetes e inflamações.

Principais sintomas
- Visão turva ou embaçada
- Mudança frequente de óculos devido a alteração do grau pela progressão da catarata
- Redução da sensibilidade às cores e contraste
- Ofuscamento ao olhar contra a luz
Tratamento para a Catarata
O único tratamento eficaz para a Catarata é o cirúrgico.
Realizamos a cirurgia em centro cirúrgico, ambiente de tranquilidade e todo preparo para uma cirurgia segura.
Utilizamos microscópio e instrumentais adequados e precisos para os movimentos que precisamos executar dentro dos olhos, contando com o que há de mais moderno em tecnologia oftalmológica e anestésica.

Na maior parte dos casos a anestesia é local com sedação leve, apenas para tranquilizar o paciente.
A técnica utilizada chama-se facoemulsificação e pode ser realizada manualmente ou com auxílio do laser (Lensx), o qual ajuda o cirurgião a executar e padronizar alguns passos importantes da cirurgia.
A cirurgia é composta de duas etapas: retirada do cristalino opaco e implante de uma lente intraocular capaz de corrigir a catarata e os erros refrativos, podendo inclusive substituir ou diminuir a dependência aos óculos a depender das características da lente que for optada pelo paciente.

A escolha da lente é um dos passos mais importantes do pré operatório e esta é guiada pelo resultado dos exames, pela expectativa do paciente com a cirurgia e por uma conversa minuciosa para entender a necessidade individual de cada paciente.
Esta cirurgia é realizada através de uma pequena incisão (cerca de 2,4 mm), por onde aspiramos a catarata com ultrassom e então introduzimos a lente intraocular, que é pequena, dobrável e de fácil colocação. Geralmente não precisamos realizar pontos, o que ajuda no processo de recuperação no pós operatório.

Apesar de não ser isenta de riscos, a cirurgia é muito segura e promove aumento da qualidade de vida em todas as faixas etárias. É muito importante que você vá para a cirurgia sabendo do que será feito nos seus olhos e qual o resultado esperado, assim as chances de você ficar satisfeito são ainda maiores.
Quando Operar a Catarata?
Há pacientes exigentes que já se incomodam com graus iniciais de catarata, enquanto outros só sentem desconforto visual quando a opacidade já é mais importante.
Há também aqueles que apresentam opacidades muito leves mas que já não gostariam de depender dos óculos.
A decisão de quando operar é pessoal e vai depender do grau de insatisfação do paciente em relação a sua diminuição de visão ou dependência dos óculos, da conversa que temos em consulta e de uma decisão que juntos fazemos.